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O que eu preciso mandar para meu contador?

por Usuario | set 22, 2021 | Blog

O que eu preciso mandar para meu contador?

O que eu preciso mandar para meu contador?

Essa é uma pergunta comum, mas que na prática pode ser respondida assim: “Mande Tudo”. Isso mesmo!! Todas as informações e documentos que tenham tido algum reflexo econômico na empresa devem ser enviados para a contabilidade, já que lá serão registrados e devidamente tratados para o cumprimento das obrigações assessórias.

Logicamente, com a digitalização, muitas informações podem ser enviadas na forma de arquivos eletrônico, mas é sempre melhor pecar por excesso do que pela falta. Assim, na dúvida, mande para seu contador.

Para ilustrar, resumimos alguns documentos/informações de extrema importância para que a Contabilidade possa realizar os devidos registros e emissão de guias de impostos. Logicamente, que cada atividade tem sua especificidade, devendo essa lista ser interpretada conforme o caso.

Movimento Fiscal

  • NOTAS FISCAIS DE VENDAS (seja NF-e ou NFC-e) no formato XML para que seja feita a devida importação juntamente com o relatório detalhado para a conferência. *Empresas comerciais.
  • NOTAS FISCAIS DE SERVIÇOS PRESTADOS (Sendo Nota Fiscal Eletrônica, só precisa nos mandar caso não tenhamos acesso ao Sistema de Emissão de Notas) * Empresa prestadora de Serviços.
  • Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTEs) * Atividade de Transportes;
  • NOTAS FISCAIS DE COMPRAS (seja de mercadorias ou produtos de uso/consumo/imobilizado) identificando se a mercadoria será para uso/comercialização ou industrialização, conforme o caso.
  • NOTAS FISCAIS DE SERVIÇOS ou RECIBOS de SERVIÇOS TOMADOS (Serviços que terceiros prestam para sua empresa). Caso se trate de Obra, identificar qual obra se destina) * Atenção maior para as Construtoras
  • Recibos e contratos de ALUGUEL de IMÓVEIS (seja na condição de Locadora ou Locatária).
  • EXTRATO e INFORMES DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS (Lembramos que normalmente os bancos fornecem dois extratos, um da conta corrente e outro das aplicações financeiras, sendo que, em alguns casos, existe tributação adicional na Aplicação financeira, que só podemos calcular de posse dos extratos).
  • Documentos de COMPRA/VENDA de VEÍCULOS ou IMÓVEIS.
  • Contratos de FINANCIAMENTO dos Imóveis Vendidos * Atividade Imobiliária:
  • RELATÓRIO DO RECEBIMENTO DAS PARCELAS DE IMÓVEIS vendidos a prazo, separando o valor principal e juros *Atividade Imobiliária:
  • Contas de Energia, Telefone e Nota fiscal de Serviços de Internet.
  • Arquivos SPED FISCAL e EFD CONTRIBUIÇÕES *Empresas comerciais Lucro Presumido e Real.

Movimento de Folha de Pagamento:

  • Relação de recarga de Vale Transportes com o nome dos empregados.
  • Atestados médicos de funcionários;
  • Comprovantes de pagamentos de todos os impostos, taxas e ou contribuições;
  • Saldo da apuração de controle de frequência e jornada dos empregados (faltas, horas extras, adicional noturno, etc);
  • Informações e contratos de estágio celebrados no mês;
  • Informações sobre benefícios (Ticket alimentação, ticket refeição,planos de saúde, seguros diversos etc);
  • Pagamentos/Adiantamentos diversos realizados aos empregados;
  • Informações sobre pensão alimentícia;
  • Informações sobre descontos/adiantamentos diversos (farmácia, adiantamentos, lojas conveniadas e etc);
  • Comprovantes de recebimentos dos empregados e/ou contribuintes (sócios), de outras fontes (empresas, cooperativas de trabalho, etc);
  • Notas fiscais e/ou informações sobre o faturamento proveniente de comercialização da produção rural, quando for o caso.

Saúde e Segurança do Trabalho

  • As empresas com funcionários devem verificar junto às clínicas especializadas no ramo, a confecção e efetiva aplicação dos programas relacionados à saúde e segurança do trabalho (PPRA, PCMSO, LTCAT, etc), bem como os treinamentos relacionados às Normas Regulamentadoras e observar as rotinas relacionadas aos exames ocupacionais/periódicos exigidos.

Movimento Contábil – Além de tratar as informações já listadas no Movimento Fiscal e de Folha de Pagamento, são também necessários para os devidos registros contábeis:

  • Duplicatas pagas;
  • Comprovantes de pagamentos (custos e despesas);
  • Comprovantes de pagamentos de impostos e contribuições;
  • cópias de cheques emitidos;
  • Comprovantes de créditos e débitos bancários (saques, transferências, pagamentos, etc);
  • extratos bancários e Extratos de Aplicações financeiras;
  • apólices de seguros;
  • inventario de mercadorias referente ao mês de dezembro de cada ano;
  • Contratos de empréstimo ou financiamentos tomados.

É de extrema importância a sintonia entre Cliente e Escritório de Contabilidade. Quando mais precisas e completas são as informações enviadas, mais seguros serão os registros contábeis, evitando que a empresa sofra com registros incompletos que gerem informações desencontradas e até mesmo autuações fiscais.

Assim, a frase que responde a pergunta do título é: “Tenho que mandar TUDO par meu contador”.